quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Sarau EFA


Para um sarau da E F A, 
Certo dia fui convidada
Seis horas mais ou menos 
Já estava na estrada 
Com toda satisfação 
 Quis levar Uchoa e Adão
Por eles foi rejeitada. 

Ou eles são amigos onça,
Ou são mesmo sem noção 
Se já estava tudo certo
Deviam dar  explicação 
Os dois ali num esbarro!
Recusaram o meu carro
E começou a confusão.

Fui com a Rose e a Duda
Sem conhecer o caminho
Anoiteceu fiquei pra trás
Moreira passou por mim,
Mas fez-se de indiferente
E sumiu estrada adentro
Meu Deus! Que povo ruim.

Ainda fui até o presídio,
E então resolvi voltar
A polícia desconfiou
E tentou me alcançar
Entrou na contramão
E para evitar confusão
Abrir e a deixei passar.

Já chegando em Marabá 
Recebemos uma ligação
Adão pedia pra voltarmos
De Rose e Duda a decisão
Eu angustiada e valente
 Pensei: vou perder a patente!
De tanto esmurrar o Adão.

 Como estava decidido
Dali resolvemos voltar.
Adão e Moreira estariam
Na estrada a nos esperar
O Adão já desconfiando
E bastante amedrontado
Começou a se apavorar.

 Quando ele me avistou
Ficou desorientado
O Moreira ao perceber
 Também ficou atarantado
Desceram a ribanceira
Entraram da capoeira
E o carro ficou atolado.

Fiquei até sem entender
Vendo os dois apavorados
Pedindo ajuda a todos.
Tive pena dos coitados
Da mágoa à compaixão
Resolvi dar lhes perdão
Por essa foram perdoados.

Com a ajuda de transeuntes
Logo eles saíram de lá
Enfim chegamos à Escola
E começamos poetizar
Daí pra frente foi só alegria
Boas músicas e poesias,
Só a chuva fez-nos parar.
  
Assim mesmo no retorno
Ainda teve confusão
Acreditem! Eu dei carona
Para o Uchoa e o Adão
Debaixo de um temporal
Entrei num bom lamaçal
Pense numa confusão.

Eles só voltaram comigo
Por causa do temporal
Sabiam que só meu carro
Atravessava o lamaçal,
Lá foi um Deus nos acuda
Foi aos cafundó do Judas!
Nunca vi nada igual.

Uma buraqueira danada
Tive medo de atolar
Mas foi uma bela aventura
E pra sempre vou lembrar
Os poetas Adão e Uchôa 
Meus amigos, gente boa
Isso não posso negar.

Tem coisas nesta vida
Que não dá para esquecer,
E sendo com cordelistas
Um registro deve ter
Com carinho e atenção
Reinventa e faz um refrão
Pensa em quem gosta de ler.


     

Lusa Silva. Marabá Pará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e comente!