segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Bertin Di Carmelita & Lusa Silva

Lusa Silva

Nem se meta a pelejar
Com nordestina valente!
Pois meu sistema é bruto,
Quando o assunto é repente
Aonde eu chego andando
Tu não chegas nem voando
É bom que fique ciente.
                                 
Bertin Di Carmelita
Na peleja sou ciente,
Pois aprendi desde menino
Se seu sistema é bruto
O meu sistema é granfino
Chego de cavalo ou avião
Com meu chapéu e gibão
Trajes de bom nordestino
Lusa Silva
Se seu sistema é granfino
O meu é de gente valente!
E quando assunto e rima
Ando rápido e chego rente!
Sou à força do bom refrão
E nem que venha de avião
Jamais me vence em repente.

Bertin Di Carmelita
Que muita gente entende mal
Escreve e depois fala,
Parece mais um jogral
Se quiser me enfrentar testa a testa
Será uma grande festa
Tenho versos no juízo, como letras no jornal.
  
Lusa Silva
Nem pensa que é com fobas
Que consegue me afrontar.
Só saberei se é verdade
Na hora eu que te encontrar
Pois se tens versos na mente
É bom que já fique ciente
Sou fera em arte de pelejar.

Bertin Di Carmelita
Se quiser fazer peleja
Que seja escrita ou cantada
No coco de roda ou aboio
Mas, não fale em repente
Porque você mexe com serpente
Da rima e da toada.

Lusa Silva
Estás sonhando alto demais
Mas prove que estou enganada
E até pago pra ver você
Ao vivo fazendo embolada
Garanto que vou aplaudir
E se um dia tu conseguir
Eu digo que estou trocada.

Bertin Di Carmelita
Dos cordelistas daqui
Pelo menos os que conheço
Tiro o meu chapéu pra você,
A quem tenho muito apreço
Igual a você aqui não tem
Digo por que sei muito bem
Eles não acham, nem seu endereço.  

Lusa Silva
Mudou o tom da conversa,
Ou será que estou enganada?
Mas macaca não põe a mão
Em uma cumbuca furada.
E quando estou pelejando
Fico esperta e observando,
Para não cair em uma cilada.

Bertin Di Carmelita
Eu aceito o desafio,
Pra com você disputar
Tem que ser no improviso
Sem para um papel olhar
Tudo na hora, de verdade repente
Sendo assim fico contente
Vou realmente rimar. 
  
   Lusa Silva
O convidei pra fazer peleja
E isto não vai me intimidar
Não mude o rumo da prosa
Querendo me desafiar.
Nunca disse que sou repentista
Tu sabes que sou cordelista
Mas não na arte de improvisar.

Bertin Di Carmelita  
Não pode ser decorado
O tema se pede na hora
Para a plateia presente
Enquanto um rir o outro chora
Dizendo o que vou fazer
Só se rimar se escrever
O que é que vou fazer agora.

 Lusa Silva      
Não quero lhe ofender
E nem tiro a sua razão
Também admiro o improviso
E a arte do bom refrão
Mas quero que fique ciente,
Que a peleja aqui é diferente
Daquelas do nosso torrão.   

Bertin Di Carmelita 
A peleja pode existir
Do jeito que você quiser
Porém não fale em repente
Porque repente não é
Mande o mote
Solte o tema
Sou pronto pro que vier.

Lusa Silva
O repente nem sempre
É a arte de improvisar
Mas no cordel certamente
Ele vai predominar.
Na peleja será aceito
Independente do jeito
Que você queira pelejar.

Bertin Di Carmelita  
Não estou pedindo arrego
E nem fugindo da raia
Eu vou do cais ao sertão
Rimar é minha praia
É que não quero ser melhor do que ninguém
E tudo que me convém
É que de fininho eu saia.

Lusa Silva
Espere um pouquinho aí
A peleja não finda assim.
Então peço que não saia
Daqui com raiva de mim
Gostei muito deste tandel,
Garante que tiro o chapéu
Pra você, poeta Bertin!


 Fim.

7 comentários:

  1. Parabéns poetas!!! Gostei da peleja de vocês e espero que um dia desses eu possa levar vocês em minha escola para fazer esta peleja ao vivo para os meus alunos. Amei. Sou a Professora Maria Aparecida.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga. Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa peleja, pena que não lembro quem é você Maria Aparecida e não sei qual é a sua escola, Mas espero que volte e diga qual é a sua escola. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. parabéns professora pela peleja e por ter comentando no meu blog que a senhora possa conseguir realizar todos os seus sonhos e objectivos parabéns professora

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Maurício en também te desejo tudo de bom. Beijos no 💚.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns poetas amei a peleja de vocês. Eu nordestino e estas pelejas me trouxe boas recordações.
    José Maria Paiva

    ResponderExcluir
  6. Obrigada meu amigo José Maria. Na próxima semana vai ter nova peleja fique atento. Obrigada 💙

    ResponderExcluir
  7. Eta povo bom de lábia!!Parabéns a poetisa Lusa e o poeta Bertin.
    Lúcia Nogueira

    ResponderExcluir

Leia e comente!