domingo, 13 de novembro de 2022

Confraternização na Chácara da Andréia


A Andréia fez o convite 
Para orientar fez um mapa
Traçado mesmo a mão 
Ninguém entendeu nada 
E começou a confusão.

Aquele rabiscado dela
Não nos guiava em nada
Só de pensar em perder-me
Já fiquei desesperada,
Assim fui logo dizendo:
Sem guia não pego a estrada!

Ela ainda mandou um áudio
Tentando nos explicar 
Falava de morada nova  
E haja nome de lugar:
Murumuru e a igreja azul, 
E tudo só fez piorar. 

O mapa era mal traçado, 
Nem pro norte, nem pro sul 
Não sei de morada nova,
Nem desse tal murumuru!
E era quase impossível 
Chegar nessa igreja azul. 

Após muito zum zum-zum
Paramos pra conversar 
Resolvemos sair juntos
"Mas foi um pára pra acertar"!
Que só o povo do grupo,
Pode melhor explicar.

Só às dezenove horas 
Juntos pegamos a estrada 
Formado então um comboio,  
E em toda curva uma parada,
Isso porque a Andréia ia
Deixando a trilha marcada.

Na chegada muitas porteiras
Andreia com disposição 
 Saiu abrindo e fechando tudo. 
Isso na maior animação!
Até topar a vaca parida
Que deu-lhe um esbarrão.

Ela subiu na porteira,
Para tentar escapar 
E como estava sozinha,
O único jeito foi gritar,
Por sorte o seu irmão 
Ouviu e foi lhe salvar. 

Acabou o tempo ruim
E começou a bonança
Andréia serviu o jantar
E começou a lambança:
De bebidas e petiscos,
Música e muita dança. 

Dança até da vassoura 
Essa só ouvi falar,
Porque dormi mais cedo 
Não esperei a festa acabar 
Mas tem foto dando pistas 
Que pode até comprovar. 

Foi lindo gostei de ver 
O povo fazendo folia,
Bebidas e gargalhadas 
Tudo era só alegria 
Para quem queria dormir 
Teve chuva em noite fria. 

Lembrando que entre nós 
Tinha umas três donzelas,
E por lá "alguns gaviões," 
Que estavam de olho nelas,
Mas com todo o respeito
Salvaram-se todas elas.

Eu não bebo nem danço,
Mas sorrir pra danar!
Dá dó de quem se perdeu 
E não conseguiu chegar
"Por a Adriana e o Manuel" 
Só tenho que lamentar. 

Por não entender o mapa,
Nem a trilha que ia pra lá 
Seguiram para Ipixuna 
Foi o maior bafafá!
Até parar para o almoço 
E voltar pra Marabá.

Pra nós: alegria e fartura 
Desde assado de leitoa
Tudo foi bem organizado 
"E pensa numa coisa boa"?
Eu queria mesmo pescar 
"Mas ô pescaria atoa"!

Pois só quem pegou peixe 
Foi só quem estava tonto
Da próxima eu bebo pinga,
Ou pego peixe ou apronto!
Digo que foi só olho gordo 
Me benzo e tiro o quebranto.

Agradecemos a Andréia 
Por toda organização 
E de modo especial 
Quem fez a alimentação 
E todos que esbanjaram 
Toda sua animação.

Em breve teremos outra 
A Isa está organizando 
E neste quem quiser ir 
Vá logo se preparando 
Para não ficar perdido 
Por aí se lamentando.

Porque perderem momentos 
De alegria e descontração,
Além de tudo ainda teve
Lembranças e premiação 
Aqui despeço-me dizendo:
Recebam beijos no coração.

Ah, comentem! Quero saber 
Se desagradei alguém 
Minha intenção era boa 
Não quis desgostar ninguém 
Então diga se os meus versos 
Te fez mal ou te fez bem?

 Lusa Silva, Marabá-PA 13 /11/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e comente!